História

Home / História

SOBRE A SMEF

A Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais - SMEF, criada em 20 de setembro de 1966, tem o objetivo de congregar e representar os Engenheiros Florestais no estado de Minas Gerais. Sua história tem inicio com a criação da Escola Nacional de Florestas, da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, UREMG, atual Universidade Federal de Viçosa, UFV, no ano de 1964. Com a graduação das primeiras turmas de Engenheiros Florestais no País e com a criação da profissão do Engenheiro Florestal (Lei № 4.643, de 31 de maio de 1965), surgiu a necessidade de se criar uma entidade representativa e corporativa, objetivando a promoção e valorização profissional, bem como a defesa da profissão do Engenheiro Florestal. Assim é que, no dia 20 de setembro de 1966, foi fundada a Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais - SMEF, sendo registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Cidade de Viçosa, no dia 5 de dezembro de 1966. No mesmo dia de sua fundação foi realizada a Assembléia Geral dos sócios fundadores para aprovação dos Estatutos e eleição da primeira Diretoria e Conselho Deliberativo da SMEF, que passou a ser dirigida pelos seguintes membros:

 

DIRETORIA

Presidente: Reinaldo Jesus de Araújo
1º Vice-Presidente: Luis Misti Rosa Lobo
2º Vice-Presidente: Roberto da Silva Ramalho
Secretário geral: José Sales Mariano da Rocha
1º Secretário: Antônio Bartolomeu do Vale
2º Secretário: José Gabriel de Lelis
3º Secretário: Geraldo José dos Santos
1º Tesoureiro: Hércio Pereira Ladeira
Diretor de Patrimônio: Geraldo José dos Santos
Tesoureiro Geral: Sebastião Moreira Ferreira da Silva

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Efetivos:

1. Gualter de Moura Alves
2. Oromar Darlan de Pinho Tavares
3. Eraldo Telles de Carvalho
4. Flamínio Gava
5. Alcina Lobo

Suplentes:

1. Adolfo Rafael Fava Neto
2. José Lívio Gomide
3. Renato Mauro Brandi

Desde então a SMEF vem trabalhando pela valorização e defesa da profissão junto a diversas instituições e órgãos, especialmente o Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA/MG, tendo homologado seu registro junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA, para efeito de representação.

Devido ao reconhecimento dos serviços prestados à sociedade mineira, a SMEF recebeu do Governo de Minas Gerais o Titulo de Utilidade Pública Estadual, conforme Lei Estadual № 8.064, de 02 de outubro de 1981, publicado no Diário do Executivo, em 08 de outubro de 1981. Mostrando seu importante papel na busca da valorização profissional, a SMEF tem realizado importantes parcerias para desenvolvimento de cursos, seminários, fóruns temáticos, e outros.

Ainda, a SMEF no âmbito da sua atuação política, demonstrando a importância do Engenheiro Florestal na consecução das políticas florestais no estado, assinou convênios que visam à prestação de serviços de tais profissionais, na avaliação de projetos que atendam à Legislação Florestal. Tais convênios têm permitido uma atuação técnica da entidade em projetos e processos nos campos da engenharia florestal, possibilitando a contratação de profissionais novos e experientes, garantindo a empregabilidade e valorização profissional.

A forte atuação da SMEF junto ao sistema CONFEA/CREA-MG e junto a órgãos públicos tem garantido uma imagem objetiva e responsável frente aos problemas florestais, ambientais e sociais de nosso estado, lutando pelos direitos do Engenheiro Florestal e pela defesa do Ambiente.

Sobre a SMEF

A SMEF vem trabalhando pela valorização e defesa da profissão junto a diversas instituições e órgãos, especialmente o Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA/MG, tendo homologado seu registro junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA, para efeito de representação.

Av. Álvares Cabral, 1600 - 2º Andar - Sala 15 Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MGCEP: 30.170
(31) 3337-4515
Redes Sociais