Instituições de Ensino

Home / Instituições de Ensino

A primeira escola a estudar e a formar especialistas em ciência florestal, no mundo, foi criada em 1811 em Tharandt, na Alemanha. Em 1825 foi fundada, também na Alemanha, a Universidade de Gissem, e em 1830 a Academia de Eberswald e a Academia Florestal de Eisenach. Alguns anos mais tarde surgiram as Universidades de Carlsruhe, Munich e Tubigem, que também ministram cursos de Engenharia Florestal.

A partir de então, outros países também criaram o curso. Na Europa, cada país possui pelo menos uma escola de Engenharia Florestal.

Na América, a primeira escola foi fundada em 1895, em Baltimore, nos Estados Unidos. Até 1955 estes países contavam com 37 escolas e formavam mais de 1000 engenheiros florestais por ano. Os outros países da América que contam com o curso de Engenharia Florestal são: Brasil, Canadá, México, Costa Rica, Chile, Argentina, Venezuela, Cuba e Colômbia. No Brasil, a primeira escola foi instalada em 1960 na cidade de Viçosa, Minas Gerais. Esta escola foi transferida para Curitiba em 1964, e neste mesmo ano foi criada, através de decreto, a Escola Superior de Florestas na atual Universidade Federal de Viçosa...
fonte: furb

Sobre a SMEF

A SMEF vem trabalhando pela valorização e defesa da profissão junto a diversas instituições e órgãos, especialmente o Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA/MG, tendo homologado seu registro junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA, para efeito de representação.

Av. Álvares Cabral, 1600 - 2º Andar - Sala 15 Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MGCEP: 30.170
(31) 3337-4515
Redes Sociais