O Profissional

Home / O Profissional

O Engenheiro Florestal é um profissional com formação técnico-científica e humanística adequada para atender às diretrizes e aos diversos campos de atuação. É um profissional habilitado a atuar em atividades relacionadas com: estruturas de madeira; dendrometria e inventário florestal; economia e mercado do setor florestal; comunicação e extensão rural; gestão dos recursos naturais renováveis; silvicultura; solos e nutrição de plantas; técnicas e análises experimentais; ecossistemas florestais; ecologia e defesa sanitária; propagação de espécies florestais; viveiros florestais; manejo florestal; manejo de bacias hidrográficas; recursos energéticos florestais; tecnologia e utilização dos produtos florestais; desenvolvimento de processos tecnológicos; industrialização, comercialização de produtos florestais; solos de ecossistemas florestais; mecanização, colheita e transporte florestal; cartografia, geoprocessamento e sensoriamento remoto; planejamento, administração, economia e crédito para fins florestais.

É um profissional igualmente capacitado para atuar em gestão empresarial e marketing; melhoramento florestal; meteorologia e climatologia; política e legislação florestal; proteção florestal; avaliação e perícias rurais; planejamento, desenvolvimento e administração de programas e/ou projetos voltados para: produção de florestas com fins comerciais; proteção da biodiversidade; recuperação de áreas degradadas e de ecossistemas florestais degradados; avaliação de impactos ambientais; educação ambiental e ecoturismo; unidades de conservação; manejo de fauna silvestre; sistemas agro-florestais.

Bem assim, apto para atuar no ensino, pesquisa e na extensão rural; e, como profissional autônomo, apto para atuar na prestação de consultoria, assessoria, elaboração de laudos técnicos e receituários florestais e ambientais. Ser Empreendedor.

 

LETRA FI

Φ (minúscula: φ) ou fi é a vigésima-primeira letra do alfabeto grego. No sistema numérico gregovale 500. No modo matemático do LaTeX, é representada por: Φ e φ. Era pronunciado como um "f" bilabial e transcrito geralmente como "ph".

A letra φ é utilizada como logo para representar a filosofia

Símbolo da Engenharia Florestal O fi, letra grega, equivalente a F (efe), sexta letra de nosso alfabeto, é o símbolo adotado pela Engenharia Florestal notadamente em países com influência européia do ensino e pesquisa da ciência florestal. Dois são os motivos que levaram a adotar esta letra como símbolo: a. a letra F de florestas, forst em alemão, forêt em francês. A Alemanha e aFrança foram os primeiros países no ocidente a ensinar a ciência florestal em nível universitário; b. o fi é adotado para identificar a Sequência de Fibonacci, uma equação matemática encontrada na disposição de elementos nos vegetais, tais como disposição das sementes no girassol ou a disposição da inserção dos ramos ou pétalas em diversas famílias, formando estruturas de grande impressão visual. O símbolo fi foi instituido ainda no século XIX como símbolo da Engenharia Florestal, não se conhecendo pormenores sobre esta adoção, tais como data e local, contudo presume-se que tenha sido na Alemanha onde surgiram as primeiras associações de Engenheiros e Técnicos Florestais.

Sobre a SMEF

A SMEF vem trabalhando pela valorização e defesa da profissão junto a diversas instituições e órgãos, especialmente o Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA/MG, tendo homologado seu registro junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA, para efeito de representação.

Av. Álvares Cabral, 1600 - 2º Andar - Sala 15 Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MGCEP: 30.170
(31) 3337-4515
Redes Sociais